terça-feira, 4 de março de 2008

PERDIDOS

Bem, o que melhor para inaugurar a rubrica de séries do que uma das minhas séries favoritas? É LOST, pois concerteza!

PERDIDOS em português, título original "LOST", é uma série difícil de descrever. A ideia inicial até é bastante simples: um avião cheio de passageiros entra em problemas e despenha-se numa ilha desconhecida. Os cerca de 40 sobreviventes terão, então, de se organizar para conseguir sobreviver, aprendendo a lidar uns com os outros e, mais importante ainda com a própria ilha - que desde o início se revela algo mais do que "normal", pois acontecem coisas estranhas por todo o lado: um paraplégico volta a andar, existem vozes estranhas na selva, "alguma coisa" derruba árvores e mata pessoas, sobreviventes desaparecem...

LOST tem, no seu início, um leque de 11 (!) personagens principais, sendo que cada episódio se centra numa delas, no seu passado e seu presente, tentando levar-nos a compreender as suas razões de ser, a maneira como age, a sua mente. Tudo isto criando uma narrativa empolgante, cheia de mistérios, que nos impele sempre a ver "só mais um" episódio antes de ir dormir...



Mas LOST não é uma série simples: é complexa, exige muito pensar, muita paciência para ver os mistérios serem resolvidos, as ligações solidificadas, sendo este tanto o seu maior defeito (para alguns) como a sua maior virtude (para outros, como eu). E para quem decide apostar em ver esta série, acreditem que saem recompensados pela fidelidade para com ela.

É também uma série "real" quanto aos personagens - existe gente MUITO importante que morre, gente má que vive, actos cometidos sem pensar, coisas que correm mal, ligações cortadas sem aviso: enfim - tudo o que acontece na vida real, sem floreados.

A nível técnico está perto de perfeita - fotografia linda, locais paradisíacos, actores muito bons, argumento espectacular... E o som é fantástico, também.

E se lost já era uma série difícil de descrever na primeira temporada, ainda mais problemático é agora, que vai na quarta, e em que todas as temporadas tomaram um ritmo e um foco completamente diferente. Vou tentar fazer um resumo de cada temporada mais abaixo, basta clicar no "Ler tudo" - AVISO: CONTÉM SPOILERS!

Vou também tentar comentar os episódios numa base semanal, acompanhando o seu lançamento nos EUA. Mas agora, mais, só depois do clique.




Season 1

A temporada de introdução da série - começamos a conhecer os 11 personagens: Jack, um homem de ciência, o médico que quer salvar tudo e todos; Locke, o homem que deixa a cadeira de rodas de lado e começa uma jornada de fé na ilha; Kate, a fugitiva da justiça; Sawyer, o rufia (e a personagem com mais tiradas engraçadas de toda a série); Hurley, um gorducho simpático perseguido pelo azar após ter ganho a lotaria; Charlie, uma superestrela musical, mas que é um drogado; Sayid, um antigo "comando" iraquiano, ex-torturador atormentado por aquilo que fez; Shannon e Boone, irmãos disfuncionais; Sun e Jin, um casal de coreanos; Michael e Walt, pai e filho reunidos recentemente; e Claire, jovem grávida que pretendia dar o bebé para adopção.

É a temporada da espera pelo salvamento, de uma inserção forçada nos meios da ilha - existe gente raptada pelo que eles chamam "Outros", gente que aparentemente já se encontrava na ilha; a construção de uma jangada; existe a fuga do "monstro" da ilha; a descoberta de um avião antigo despenhado na ilha; a exploração e, por fim, a descoberta da "Escotilha" - uma escotilha enterrada, na qual vão tentar entrar para se proteger e para descobrir o que se encontra nela.



Season 2

O mote foi dado: a escotilha foi aberta, os "perdidos" entraram nela e deram de caras com Desmond - um homem a viver sozinho na escotilha e obrigado a pressionar um botão a cada 108 minutos, senão "o mundo explodirá, brother".

É a temporada de conflito ciência-fé, sobre pressionar ou não o botão, sobre aquilo que cada um pode ou deve fazer; ao mesmo tempo descobrimos que existem ainda mais sobreviventes, da secção da cauda, e que se vão juntar aos que nós já conhecemos; os outros tomam um papel ainda mais relevante, ao forçarem uma traição dentro dos "perdidos" para capturarem algumas pessoas. E, por fim, o que acontece ao não pressionar o botão.



Season 3

A temporada dos "Outros". Começamos a conhecer as suas razões, maneiras de ser, vemos a sua interacção com os "perdidos" a maneira como estes se organizam para resistir às suas investidas. Vemos o resultado de não pressionar o botão, uma implosão da escotilha e um impulso electromagnético, e uma personagem que começa a ter previsões do futuro. É a temporada de exploração da ilha, das estações existentes nela, do conflito "afinal quem são os Outros nesta ilha? Nós ou eles?".

E é por fim a temporada em que as comunicações ilha-exterior são estabelecidas - e a hipótese de resgate avizinha-se rapidamente, com a queda de uma pára-quedista que procurava a ilha num navio.

E toda a estrutura da série muda, com um flashforward que nos mostra Jack fora da ilha, alguns anos depois, após o resgate.





Season 4

Ainda está a decorrer nos EUA (na cadeia de TV abc, todas as quintas à noite), vai no 5º episódio, e começa a esclarecer mistérios da ilha, tendo diversos flashforwards de diferentes personagens e um dos melhores episódios de sempre de LOST (4x05 - The Constant), em que é discutida uma possível distorção espaço-tempo.

A 4ª temporada podia correr pessimamente com esta ideia dos flashforwards - ao invés, veio revitalizar uma fórmula que, apesar de não estar gasta, se começava a tornar repetitiva.




Uma ovação aos produtores de LOST, e um aviso para FICAREM ATENTOS às novidades neste blog! Até à próxima!

7 comentários:

Anónimo disse...

Devo ser a única pessoa no mundo que nunca viu Lost! :$

Shame on me!

A Coisa Branca. disse...

Ainda vais a tempo miss violet :)

Se quiseres a série ésó pedires :D

Amendoim do Ricky disse...

Sem dúvida uma série revolucionária que irá ficar para a história do que tão de bom que se faz hoje em dia para a tv.

Anónimo disse...

Tb nunca vi mto lost... Tb por achar que se tem que seguir a série pa perceber tod a lógica da história... Há séries que são mais dinâmicas nesse sentido...
Mas a história é engraçada... =)

Anónimo disse...

Obrigada Branco, mas acho q cá em casa n faltam séries! :P

Btw, favoritos! :)

Anónimo disse...

so ca faltava este post xDDDD

continua=D estou adorar td xD

Ptt mal... bem :P

HuGs.

Anónimo disse...

uma das melhores séries de sempre